English EN Portuguese PT Spanish ES

Menu

Aprovação Ambiental

Home /  Aprovação Ambiental

Justificativas

Justificativas para a aprovação ambiental

Em 1998 apresentamos um projeto de tratamento de gases para o Cemitério Phoenix Memorial, no ABC paulista, com o objetivo de ser 100% ecológico para a garantia da segurança nas aprovações ambientais e para ter convivência pacífica com a densa comunidade residencial e com vários prédios à sua volta. Na época os cemitérios verticais eram construídos com um pequeno dreno em seu interior ou tinham os gases queimados no telhado, ou ainda o carvão ativo, todos pouco efetivos.

A decomposição tradicional usual até então, se constituía em um processo não natural, e sim, biológico, onde na ausência do ar os micro-organismos anaeróbicos eram os responsáveis pela consumação do corpo, num processo no mínimo desumano.

Com o desafio de apresentar uma solução que respeitasse os corpos, fosse natural, limpa e ecológica, desenvolvemos um processo aeróbico, com a introdução de ar e baixa pressão nos lóculos, para acelerar a evaporação dos líquidos (necro-chorume), assim que formados. A proposta era simples, considerando que a primeira fase de qualquer decomposição é a liquefação e a segunda a evaporação. Bastava, portanto, acelerar a evaporação e tratar os gases resultantes.

Gases como o metano e a amônia são reduzidos na presença do oxigênio do ar, o redutor universal, dentro dos próprios lóculos, já o CO2 e o H2S que não se combinam com o oxigênio, precisavam de um tratamento diferenciado. Criou-se um sistema simples e eficiente, onde um pequeno duto de ar é disponibilizado para cada lóculo e um segundo duto, com capacidade de sucção maior do que a entrada, retira todos os gases produzidos, criando uma depressão projetada, desidratando o corpo e acelerando a decomposição. Todos os gases são levados a uma torre para uma contra lavagem com NaOH (hidróxido de sódio), que quimicamente transforma o H2S (gás sulfídrico) em sulfeto de Sódio e o CO2 (dióxido de carbono) em carbonato de Sódio, dois elementos totalmente inofensivos para o meio ambiente.

A simplicidade, custo de operação e fabricação, a eficiência e durabilidade, graças à criatividade do projeto, fez com que o sistema, conhecido por “aeróbico de baixa pressão”, fosse implantado em vários outros empreendimentos, obtendo as licenças ambientais de cemitérios em tempo recorde.

Em 2003, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), veio por bem determinar os padrões ambientais para todos os cemitérios, com a resolução 335/2003, cujo art. 6° sintetiza o processo desenvolvido, e que reproduzimos:

I - Os lóculos devem ser constituídos de:

O item a) especifica lóculos impermeáveis, no nosso caso atendido com peças em concreto estrutural, pintadas internamente com tinta clorada ou epóxi, eliminando a porosidade e dando um aspecto muito bom. A vedação da tampa é feita com mastique comercial. Além do custo extremamente baixo, comparado com produtos plásticos disponíveis no mercado, tem durabilidade e confiabilidade excepcional.

A simplicidade, custo de operação e fabricação, a eficiência e durabilidade, graças à criatividade do projeto, fez com que o sistema, conhecido por “aeróbico de baixa pressão”, fosse implantado em vários outros empreendimentos, obtendo as licenças ambientais de cemitérios em tempo recorde.

O item b) é o ponto forte do nosso sistema, que por operar em baixa pressão, menor do que a atmosférica, faz com que a evaporação rápida do necro-chorume o transforme em gases, sendo estes capturados pelo sistema exaustor, os tratando e inativando. Mesmo que haja uma fratura acidental nos lóculos, vai entrar ar e jamais sair gases.
O item c) confirma o nosso sistema, com a entrada do ar atmosférico, a troca gasosa, e a consequente desidratação dos corpos, no mais rápido, humano e eficiente processo de decomposição de corpos.
O item d) exige tratamento ambiental adequado, atendido em toda plenitude com o sistema que elimina quimicamente os gases perigosos e poluentes, como confirmado com análise química por laboratório credenciado.

Ficaram obsoletos os sistemas de queima das emanações, filtros das mais variadas espécies, como palha de arroz, palha de aço, pedriscos e o invariável carvão ativo.

Inativador de gases - Capacidade para: 5000, 2000 e 1000 lóculos, respectivamente. Obs: Também fabricamos para 10.000 e 500 lóculos.

Avaliação

Avaliação do risco de contaminação do solo ou subsolo.

A decomposição de corpos em cemitérios verticais, pelo processo assistido, na presença do ar e baixa pressão, tem por finalidade atender as resoluções CONAMA 335/03 e 386/06. Também ser uma decomposição rápida, limpa, econômica, cristã sem agredir o meio ambiente, nos fatores: solo, ar, ruído e águas, tanto subterrâneas como pluviais. A contaminação do solo e de águas subterrâneas e pluviais tem probabilidade “ZERO”, porque durante a decomposição o necro-chorume gerado é rapidamente vaporizado, em função da pressão negativa dentro do lóculo, pela presença do ar e pelo calor, próprio da decomposição, naturalmente exotérmica. Esses gases, sugados dos lóculos, são conduzidos ao equipamento denominado INATIVADOR DE GASES, onde através de reações químicas, o gás sulfídrico, o único que exige cuidados, é transformado em sulfeto de sódio, sem potencial poluidor, e os demais gases são dispersos, já abrandados pelo oxigênio, o redutor universal, todos existentes na atmosfera e sem cheiro detectável. Os lóculos, ou jazigos, não têm saída de líquidos ou esgotos

Declaração de eficiência do sistema

• O PHOENIX MEMORIAL, cemitério que adota essa tecnologia há vinte e dois anos, erigido em área urbana de Santo André/SP, no coração do ABC paulista, tem licença de operação emitida pela CETESB, processo PMSA n° 28.777/1991.

• O memorial PAZ ETERNA, em área urbana de Santa Cruz do Sul/RS, em operação há 18 anos, tem Licença de Operação LI n° 039/2012 (renovação), em perfeita harmonia com os visinhos e a comunidade.

• O Cemitério Ecológico de Conchas tem as licenças Cetesb n° 64000178 e 64000190

• Cemitério em Congonhas do Sul – RS tem licença SSMA n° 8667/2017

• Na cidade de Teresópolis – RJ tem licença SSMA N° LI 0140

• Pindamonhangaba – SP tem licença CETESB n° 3002599

• Curitiba PR – IAP – licença 23.407 prot. 143722120

• Licenças concedidas no Paraná, Minas Gerais e Pará.

• Na Bahia, em Salvador, o Ordem Primeira de São Francisco.

• Em Minas Gerais, São Sebastião do Paraiso, Espera Feliz, Paraopeba, Diamantina e Ouro Branco.

No Rio de janeiro, (10) dez cemitérios, das concessionárias Rio Pax e Reviver usam a tecnologia descrita, assim como Duque de Caxias. Recentemente Cabo Frio e Ilha do Governador.

Esquema de funcionamento do cemitério vertical com tecnologia aeróbica de baixa pressão

O inativador de gases para cemitério vertical é um equipamento que provoca reações químicas entre os gases resultantes da coliquação dos corpos nas câmaras mortuárias com a solução de hidróxido de sódio.

O processo se inicia com a filtragem do ar que entra nos lóculos. Essa fase tem a finalidade de impedir que elementos estranhos, como folhas, poeiras ou insetos, interfiram na decomposição natural dos corpos e é representada no esquema pelo item 1), o filtro propriamente dito e pelos dutos 2). O ar é o da atmosfera, na mesma pressão e temperatura ambiente, apenas filtrado. O item 3) representa o conjunto de todos os lóculos de um cemitério, independente de seu tamanho.

A rede dos dutos que saem dos lóculos, item 4), se agrupam num único tubo que entra na câmara de baixa pressão do inativador de gases. Como o volume da sucção é maior que o da entrada, cria-se pequena depressão no interior dos lóculos, mantida nos padrões do projeto por meio de instrumentos eletrônicos, alterando-se a rotação do exaustor, item 12), ou mecânicos.

O trajeto dos gases oriundos da decomposição tem o sentido ascendente, atravessando o recheio randômico, item 6), cujo objetivo é o aumento da área de contato com a solução alcalina, cujo sentido é descendente. A área de troca é calculada para a transformação do gás sulfídrico em sulfeto de sódio com eficiência de 100%.

Na área do item 5) há a dispersão da solução alcalina sobre o recheio randômico e a captação dos gases lavados e isentos do gás sulfídrico e dióxido de carbono para o lançamento à atmosfera, isentos de contaminantes, cheiro ou agressivos ao meio ambiente.

Os itens 09, 07, 08, são o conjunto de recirculação da solução alcalina, sendo o 09) o deposito, o 07) a bomba química de circulação, o 08) o duto que transfere a solução para a grelha de aspersão. O item 11) é o exaustor que provoca a baixa pressão e retira os gases dos lóculos, levando-os a inativação, e o item 12) é a chaminé que lança na atmosfera os gases tratados.

Descrição do processo químico

Os gases gerados pela decomposição dos corpos são exauridos das câmaras mortuárias e o fluxo destes gases é forçado a passar de forma ascendente pela torre de lavagem e em contracorrente ao fluxo de solução de hidróxido de sódio. A solução de soda é bombeada por intermédio de uma bomba centrífuga, a qual mantém o fluxo contínuo, molhando de forma descendente todo o recheio randômico da coluna de absorção.

Com a área de contato sendo maximizada pelo recheio randômico colocado na coluna de absorção, a reação dos gases provenientes das câmaras mortuárias com a solução de soda cáustica é bastante facilitada e teremos com isso um rendimento elevado na conversão das reações, eliminando os gases nocivos ao meio ambiente, na coluna de absorção adequadamente projetada para as vazões de cada processo.

1. Principais reações do processo de absorção dos gases

2. A reação química entre a soda cáustica e o CO2 é comumente chamada de carbonatação e é demonstrada na equação abaixo:

3. Esta reação ocorre em duas etapas. Primeiramente o CO2 reage com a água formando o Ácido Carbônico:

4. E na seqüência o Ácido Carbônico reage com a soda cáustica para formar o sal de Carbonato de Sódio:

Reações com ácidos:O ânion hidróxido faz o hidróxido de sódio uma base forte que reage com ácidos formando água e os correspondentes sais. No caso do processo em questão, o gás sulfídrico, dissolvido na água, forma a solução de gás sulfídrico e na seqüência imediata, a soda cáustica reage com grande conversão para formar o sal de Sulfeto de Sódio:

5. Reação com o gás sulfídrico (H2S)

Em ambas as reações citadas, a solução de soda cáustica é ávida pelo ácido o que torna as reações com forte tendência de deslocamento para o lado dos reagentes, eliminado os gases tóxicos gerados.
Laudos

Nossos Laudos

O Cemitério Ecológico tem sistema patenteado no Brasil pela Valfer Engenharia, com direito exclusivo de uso. Cópias ou reproduções sem autorização acarretarão ações legais conforme previsto.

CONFEA

Registro de obra no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Patente

Carta de patente conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial

TASQA

Resultado dos compostos gasosos de gases em aterros, livre de qualquer substância tóxica ou prejudicial ao meio ambiente.

Livre de Covid

Certificado pelo Oceanus Centro de Biologia Experimental. A devolução do ar para a atmosfera não possui Coronavírus.

Único sistema no Brasil que dispensa licitação

O Cemitério Ecológico da Valfer Tecnologia, é o único sistema no Brasil que pode ser dispensado de licitação pelos entes públicos, em compras diretas. Atende exigência do TCU (Tribunal de contas da União), por ter Carta Patente Deferida ( PI 1003115-4) e o indispensável Atestado de Produtor e Fornecedor Exclusivo, emitido pela (CNI) Confederação Nacional da Indústria).

CNI - Confederação Nacional da Indústria

Atestado de produtor e fornecedor exclusivo.

Inexigibilidade de licitação em decorrência de produto patenteado

A Confederação Nacional da Indústria reconheceu, para os fins do inciso I do art. 25 da Lei: 8666/93, conforme atestado expedido em 10/04/2023, que a VALFER TECNOLOGIA LTDA. é a produtora e fornecedora exclusiva do inativador de gases patenteado.

CONSIDERAÇÃO FINAL

O sistema de lavagem proposto nesta patente atende ao artigo 6º da Resolução CONAMA que exige o tratamento ambientalmente adequado para os eventuais efluentes gasosos.

Está descrito o mais ecológico dos sistemas para operação de cemitérios e o único onde todo o processo se dá dentro das suas instalações. Não há necro-chorume ou líquidos para serem retirados ou tratados e depois dispostos na natureza.

Péricles Valdir Ferrão

CREA/SP 0600739915

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nós coletamos e processamos seus dados, conforme a LGPD e nossas Políticas, para prestar nossos serviços e permitir o funcionamento adequado deste site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. 
Iniciar bate papo
Olá, tire as suas dúvidas por aqui!
Olá, fique a vontade e qualquer dúvida estamos aqui para te ajudar!